Nice Firmeza

Maria de Castro Osório, a Nice Firmeza, nasceu em 18 de julho de 1921, na cidade de Aracati, Ceará. Começou a pintar com orientação técnica em 1950, quando ingressou na Sociedade Cearense de Artes Plásticas (SCAP), criada em 1941, pelos artistas Antônio Bandeira, Raimundo Cela e Aldemir Martins.


Nice foi uma das primeiras mulheres a ingressar na SCAP. A partir de 1951, começou a participar de exposições em Fortaleza, para depois ver seus trabalhos circularem em mostras no Brasil e na França. Registram passagem de quadros seus o I Salão Nacional de Artes Plásticas, na Casa de Cultura Raimundo Cela, o Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC), o Museu do Ceará, a Maison dês Cultures Du Monde e a Casa de Cultura Palácio da Luz. Nesta última, um prédio histórico no centro de Fortaleza, uma homenagem aos seus 25 anos de carreira.


Nice Firmeza foi pioneira nas artes plásticas cearenses em um tempo em que não caberia às mulheres tarefas ligadas ao campo das artes. Foi artista, também, nos saberes e artes da tradição popular, sendo nomeada Tesouro Vivo/Mestre da Cultura, pela Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), em 2007. Doceira, fazia deliciosos bolos e quitutes. Era mestre na “pintura em linha”, seus bordados

eram verdadeiras pinturas com formas e cores ricas de suas linhas, elevou assim o bordado à categoria de linguagem artística. Nas artes plásticas, destacou-se na arte Naif, estilo de arte marcada pela simplicidade, e tornou-se ícone da história das artes plásticas cearenses do século XX.

Nice ainda atuou como professora ministrando aulas de pintura às crianças e coordenou a primeira Bienal de Pinturas Infantis do Estado do Ceará. A artista também ministrou aulas de arte no Conservatório de Música Alberto Nepomuceno, e diversos cursos livres de pintura para crianças e adolescentes em escolas de Fortaleza.


O fio condutor da arte e da vida de Nice sempre foi a simplicidade, expressa no gosto pelas coisas verdadeiras e simples que dão sentido à vida. Tinha paixão pelas flores, pelo jardim do sítio em que vivia, por ensinar a crianças. Foi na simplicidade que fez a grandeza de sua arte e de sua vida.


Foi na SCAP, em 1961, que teve início o enlace com aquele que seria o amor de toda a sua vida, Nilo de Brito Firmeza, o então odontólogo e também artista plástico Estrigas.


Em 13 de abril de 2013, ainda ao lado do amado Estrigas, Nice faleceu no Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, em Messajana, Fortaleza-Ce, aos 91 anos de idade.


CRONOLOGIA


PRÊMIOS E HOMENAGENS


1988

Homenagem especial XXXVIII Salão de Abril

1998

Honra ao mérito - Prefeitura Municipal de Fortaleza

2004

Homenagem pelos 60 anos da SCAP

2006

Reconhecimento por sua obra - Instituto Canarinho

2010

Prêmio Gente de Bem - Responsabilidade Social- S. Benfica.

2003

Troféu solidariedade- Farmácia Pague menos

© All Rights Reserved 2022