Neste sábado, dia 14/05, foi realizada a abertura da exposição “Firmezas - Resistência Poética”, no Sobrado Dr. José Lourenço, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. O momento foi marcado ainda pelo lançamento do catálogo virtual “A história das artes plásticas no Ceará no acervo do Minimuseu Firmeza”, abrigado neste portal.
Firmezas - Resistência Poética
A exposição traz fotografias, pinturas, desenhos, objetos de Estrigas e Nice e documentos e correspondências trocadas entre o casal e os amigos membros da Sociedade Cearense de Artes Plásticas (SCAP).
"Firmezas - Resistência Poética” surgiu de uma oficina de curadoria colaborativa, realizada no mês de abril deste ano, numa parceria entre o Sobrado Dr. José Lourenço, através da Secult, e o Minimuseu Firmeza. A oficina reuniu agentes culturais de diversas formações que participaram de todo o processo de curadoria da exposição, desde a pesquisa até a montagem. A curadoria colaborativa é formada por Adriano Souza, Aldiane Lima, Ana Carolina Frota, Anastácia Brito, André Quintino Lopes, Carolina Ruoso, Clara Beatriz, Clébson Oscar, Diego Sann, Érica Andrade Figueiredo, Géssica Ferreira, Geórgia Mara Viana, Hitalo Pandit, Ingrid Silva De Sousa, Jocastra Holanda, Josiane Vieira, Lourdes Bernardo, Maria Rosa Menezes, Marjorie Nepomuceno, Melania Veras, Natália Maranhão, Paula Machado, Tharles Cavalcante e Weber Porfírio.
Lançamento do Catálogo sobre acervo do Minimuseu
Junto à abertura da exposição “Firmezas - Resistência Poética”, aconteceu o lançamento do catálogo virtual "A história das Artes Plásticas no Ceará no acervo do Minimuseu Firmeza", projeto contemplado no VII Edital Mecenas do Ceará da Secult, que conta com o patrocínio da Coelce.
O catálogo está hospedado neste portal (http://minimuseufirmeza.org/), que é uma iniciativa inédita e tem como objetivo democratizar, sistematizar e transmitir o conhecimento por meio do catálogo de arte virtual com as pinturas, desenhos e esculturas dos artistas e obras mais representativos do acervo do Minimuseu Firmeza, que preserva parte da história das artes plásticas no Ceará.
O catálogo traz 106 Obras do acervo de artes plásticas do Minimuseu. As obras do acervo disponíveis no Catálogo estão dividas em três salas expositivas do Museu: Sala Arte & História; Sala Nice & Estrigas e Sala Arte & Afeto. Além da Sala Arte & Vida, que foi montada após a partida dos artistas Estrigas (2/10/2014) e Nice (13/4/2013), mantendo a presença viva do casal através de espaços expositivos como quarto, cozinha, jardim, ateliê e biblioteca.
Veja mais fotos: http://bit.ly/1Orb2ul
::Serviço::
Exposição Firmezas - Resistência Poética
Local: Sobrado Dr. José Lourenço (Major Facundo, 154, Centro)
Visitação: Até 25/6, de terça à sexta, das 9h às 18h, e aos sábados, de 9h às 17h.
Entrada franca.
Espaço cultural, artístico e ecológico, fundado em 1969 pelos artistas plásticosNice e Nilo Firmeza (Estrigas)
Via Férrea, 259 Mondubim/Fortaleza/CE
Mais informações? Entre em contato!
Voltar